Nossa paixão por vinhos cresceu tanto depois de passarmos por Chablis e Bordeaux que não resistimos e decidimos agendar em cima da hora uma degustação em La Rioja no meio do caminho. A região vinícola mais famosa da Espanha honra o título assim que se chega nos arredores: vinhedos a perder de vista cercados por belíssimas montanhas! A cada curva eram vários OWWs e UAUs admirados com a beleza do lugar.
Eu adoro viajar com tudo planejado e esquematizado, me divirto pesquisando e fazendo roteiros com meses de antecedência, mas não abro mão de ter espaço para momentos espontâneos assim. Dei um google tentando achar alguma vinícola interessante quando descobri as Bodegas Baigorri. Perguntei por telefone se haveria a possibilidade de uma visita bem rapidex com uma breve degustação já que não tínhamos muito tempo e a guia foi super atenciosa com nosso pedido.
Chegando lá… QUE LUGAR! O prédio criado pelo arquiteto basco Iñaki Aspiazu é absolutamente impressionante: uma moderna estrutura cúbica de vidro e ferro no topo de uma colina. Só de lembrar eu fico sem fôlego com a combinação arquitetônica e a natureza ao redor.
A guia nos recebeu para um breve tour explicando que todo o complexo verticalizado foi elaborado essencialmente com critérios enológicos. Ou seja, a área de produção integra diversos andares – sendo oito níveis subterrâneos – permitindo que a gravidade auxilie de forma orgânica e funcional o manuseio das uvas e do vinho durante todas as fases do processo de produção.
Nos vinhedos da denominação Rioja Alavesa são cultivadas de forma sustentável uvas dos tipos Tempranillo, Garnacha, Mazuelo, Maturana, Viúra e Malvasia. Porém, outras propriedades da região, chamadas de fincas, tbém fornecem uvas.
A degustação que inicialmente seria de 2 taças acabou se alongando em 5 taças apreciadas com muita boa conversa a cerca dos vinhos e da vida.
Começamos com o Baigorri Rosado, um pedido meu que AMA brancos e rosés. Esse vinho é composto de uvas Tempranillo e Garnacha com uma coloração rosa “casaca de cebola” muito elegante, aroma frutado sofisticado e agradável persistência.
Seguimos com o Baigorri Tempranillo, um monovarietal tinto de aroma frutado e boa persistência. O detalhe da produção desse vinho é a maceração carbônica, ou seja, utiliza tbém uvas inteiras no processo de fermentação.
O próximo, Baigorri Crianza 2016, é considerado o vinho de entrada da vinícola, aquela ótima relação custo x benefício bem certeira, sabe? As uvas Tempranillo e Garnacha (e outras dependendo da vintage) fazem um equilíbrio entre notas frutadas e amadeiradas, criando um vinho sedoso e persistente.
O Baigorri La Quintanilha 2016 representa o primeiro vinho produzido com uvas exclusivamente fornecidas por uma finca localizada em San Vicente de la Sonsierra, uma região de bons ventos cercada de árvores aromáticas. Monovarietal Tempranillo, com sabores intensos de frutas em compota e ervas amadeiradas, e larga persistência. Um equilíbrio interessante entre elegância e potencia, sendo um bom vinho de guarda por até 10 anos.
Fechando com chave de ouro, tivemos o prazer de degustar o Baigori B70, o vinho mais prestigiado do portfólio com produção limitada de aproximadamente 1200 garrafas por ano. Monovarietal Tempranillo, um vinho de grande complexidade e elegância de sabor – frutas vermelhas, especiarias e um toque mineral – com persistência aveludada. Definitivamente um vinho sofisticado para ocasiões especias!
De modo geral, a variedade dos vinhos segue o mood do lugar com estilo mais moderno, mas sem perder as raízes da cultura e da tradição.
Antes de seguirmos viagem, nos abastecemos claro com excelentes vinhos, #ficadica1 que ao se cadastrar no app da vinícola ganha ainda mais desconto!
Infelizmente, por falta de tempo, não conseguimos ir ao restaurante dentro da vinícola. #ficadica2 para degustar os vinhos Baigorri harmonizados com a deliciosa culinária espanhola. E a culinária na Espanha é sensacional, viu?!
Que excelente surpresa as Bodegas Baigorri! Momentos improvisados e inesperados assim nos deixando com recordações inesquecíveis…
Deixei mais infos sobre a vinícola e a Espanha no meu instagram @n.a.n.d.a.n.u.n.e.s através da hashtag #nandanaespanha. E qualquer dúvida, é só deixar uma mensagem, ok? ¡Hasta luego!