Um dos meus maiores prazeres ao viajar é provar a culinária típica. Faço extensas pesquisas, aciono redes de amigos, agendo reservas com antecedência, tudo para conhecer os melhores sabores locais.
Por isso, preciso dividir simplesmente a dica da melhor burrata de Milão!
O Obikà de Milão fica num dos points mais bacanas, no topo da mega loja multimarcas La Rinascente, bem na Piazza Duomo. Nem preciso dizer que a vista é um espetáculo, de frente para as torres da igreja. Mas atenção, a loja é enorme e com sinalização esquisita. Me perdi e precisei subi vários lances de escada porque o elevador direto estava quebrado. Ufa! Chegando lá, está o mais famoso muzzarella bar da cidade, especializado em “Mozzarella di Bufala Campana” DOP (Denominação de Origem Protegida, selo sério que garante a origem dos ingredientes e o padrão de qualidade).
Tratei logo de escolher uma das mesinhas alta, com vista pro Duomo de um lado, e pros apetitosos pratos que saem do balcão, do outro. No cardápio têm opções de entradas, tábuas de frios, pizzas, massas e carnes. Vi uma lasanha passado que tava com uma cara ótima! Decidi focar e conferir esse sucesso todo em torno das estrelas da casa. São servidos três tipos de mozzarella di bufala + 1 especialidade:
- Paestum (sabor delicado, típica da região de Campania)
- Pontina (sabor forte, típica da região de Lazio)
- Affumicata (defumada, de casca escurecida e gosto muito forte)
- Stracciatella di Burrata (sabor doce e muito cremosa por dentro)
Pois é, a burrata, diferente do que muitas pessoas pensam, não faz parte do time das muzzarellas. Seu nome, inclusive, é derivado da palavra burro, que significa manteiga em italiano, além de ter baixo teor de leite de búfala na receita. Esse pequeno detalhe não me desanimou e eu fui de burratinha.
Daí é só escolher o acompanhamento, que pode ser salada, vegetais, alcachofra, prosciutto, fruta, etc.
Aproveitei para fazer algumas fotos do restaurante, das “muzzas” e alguns pratos… Yummy!
Que burrata!!! Ultracremosa e suave, acompanhada de generosa saladinha fresca e crocante de rúcula baby e tomatinhos cereja que combinava delícia com as azeitonas quentinhas. Veio tbém uma cesta de pães quentinhos (a focaccia tava supimpa!) ótimos para comer com azeitinho e molho pesto. Pedi uma garrafa de água e a conta fechou em 14 Euros, preço muito amigo para a delícia que é!
Não dá para ir a Milão e não ir ao Obiká! Aliás, pra degustar essas delícias não precisa ir só lá, existem várias filiais do Obikà espalhadas pelo mundo: Itália (Só em Milão são mais duas, inclusive, uma em Brera, bairro boêmio e badalado), EUA, Reino Unido, Turquia, Canadá e Japão. O site é atualizado e completo, vale uma visita para conferir endereços, horários e cardápio fresquinho do lugar. Mangia que te fa bene!
[soundcloud id=’127480344′ playerType=’html5′]
oii xuxu td bom?
passando pra te desejar uma otima sexta-feira!
era isso, um bj =*
Oi Mari!
Uma ótima sexta para vc tbém! Chegou!!!! rsrsrs
beijos
Só te digo uma coisa: QUERO COMER TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ISSO!!!!!!
hahaha Eu tbém!!!!! Esse post foi de dar água na boca, Tomaz!!!
Beijos