Viagens  //  30.05.2014

Instituto do Mundo Árabe em Paris!

imaparis

Uma das coisas que mais gosto de buscar quando viajo é aquela vista de tirar o fôlego! Por isso, quero dividir uma dica sobre um lugar muito especial em Paris que nem todo mundo conhece e, além do vistão, tbém tem outros motivos bem interessantes que super valem a visita!

Esse lugar é o terraço do Instituto do Mundo Árabe (Institut du Monde Arabe em francês ou simplesmente IMA) que fica no 9º andar. Lá de cima dá para curtir um visual incrível com destaque para a igreja Notre Dame, Montmartre, Bastille e o rio Sena que acompanha a paisagem. Melhor parte: O acesso é grátis! No mesmo andar fica o Le Zyriab, restaurante especializado em culinária libanesa que estava fechado quando fui.

Um outro motivo é a arquitetura do próprio prédio projetado pelo arquiteto Jean Nouvel na década de 80 mesclando influências tradicionais e modernas. Os mosaicos que cobrem a fachada sul são feitos de ferro e vidro formando padrões geométricos típicos da cultura árabe. Esses mosaicos podem se abrir ou se fechar, como um diafragma, pois possuem um mecanismo fotossensível que controla a incidência de luminosidade, formando assim novos desenhos ao longo do dia.

Além disso, o Instituto é um centro cultural completo com museu, loja, cafeteria, biblioteca, arquivo, cinema e auditório. O museu ocupa 3 andares com exposições sobre a diversidade de culturas, línguas, estilos de vida e religiões de várias regiões da península arábica através dos tempos. A agenda de atividades é interessante e variadíssima, com festivais de música e filmes, exibições e muito mais. Vale conferir o que está rolando por lá quando estiver na cidade!

Uma pequena observação: Acompanhe a rua do Instituto como ponto de referência para chegar rápido e certeiro. Eu decidi cortar caminho e me perdi no meio do campus Jussieu da Universidade Pierre e Marie Curie que fica ao lado haha.

Institut du Monde Arabe
1 Rue des Fossés Saint-Bernard, 75005.
Paris – França
Metro: Cardinal Lemonine ou Jussieu
SITE: http://www.imarabe.org/

Nanda Nunes
Anterior
Próximo
Comente Aqui

0 Comentários em “Instituto do Mundo Árabe em Paris!”
Voltar para a home