Gastronomia  //  23.05.2014

Degustando o Gabbiano al mare!

As dicas gastronômicas sempre fazem muito sucesso! Por isso, a dica de hoje é pra quem AMA, assim como eu, uma boa comida italiana e adora descobrir restaurantes especiais. O restaurante Gabbiano al mare em Ipanema convidou um grupo seleto de bloggers para degustar os pratos mais destacados do cardápio… Com certeza foi um convite irrecusável!

Primeiro, para esclarecer uma dúvida comum, a parte “al mare” do nome do local NÃO se refere a um menu restrito de pescados. Na verdade, tem a ver com a localização privilegiada, de frente para o posto 9 com janelões debruçados sobre o mar. Que visual! Para completar “gabbiano” significa “gaivota” em italiano.

A decoração é clássica, mas nada exagerada. Os tons suaves são quebrados apenas pelo alegre azul tiffany de algumas cadeiras, dando um tom sofisticado e iluminado ao ambiente. As esculturas de talheres e pratos mescladas com elegantes vasos de murano colorido são enfeites interessantes, mas o melhor de tudo é mesmo a vista. O que torna as mesas da janela as mais disputadas.
 

 
O cardápio, assinado pelo chef Romano Fontanive, apresenta pratos italianos em versões contemporâneas de massas, risotos, carnes e apenas alguns frutos do mar. Por isso, menu degustação buscou nos mostrar através de um passeio gastronômico de sabores e texturas o que há de mais legal a ser servido…
 

 
Para iniciar os trabalhos, pizza branca crocante com parmesão e azeite. Eu AMO azeite! E o Muraglia é um dos mais gostosos que já provei. Certificado DOC, embalagem de porcelana pintada artesanalmente com diferente desenhos, colheita/extração na região de Andria na Itália e sabor frutado intenso. Aqui no Rio vende apenas no Gabbiano por R$150. Vale tudo isso!

De entrada, cesta de grana padano com polenta, trufas negras, ovo pochê e azeite com aroma de trufas brancas. Minha vontade era de repetir! O aroma e o sabor das trufas estava um escândalo e a polenta, cremosa como nunca.

O primeiro prato foi spaghetti de espinafre com com camarão, lula e polvo no molho carbonara tradicional (sem creme de leite, só no ovo). Foi o único prato que não me agradou por completo. Achei a massa grossa e pesada, mas os frutos do mar estavam generosos e macios.

O segundo prato foi coração de chateaubriand com molho de fois gras, redução de vinho de Porto e batatas calabresas. O filé mignon estava extremamente macio e suculento, desmanchava na boca com o molho delicioso. Fantástico! Só achei que poderiam ter escolhido um acompanhamento mais expressivo para casar com uma carne de preparo tão nobre, substituindo as batatinhas.

Para encerrar, petit gâteau de doce de leite com morango frasco e sorvete de canela. Divinal! O bolo cremoso e quentinho combinou perfeitamente com o gelado do sorvete e a farofinha que dava uma textura crocante inesperada. Tão bom que não dá vontade nenhuma de dividir rsrs.
 


As bloggers Bruna Fraga, Vanessa Melo, Nanda NunesCamila Faria e Julia Morales com o chef topíssimo Romano Fontanive. Faltou a querida Camila Duarte que chegou depois!

 
Gostaria de agradecer a toda equipe do Gabiano al Mare por essa experiência incrível! Foi um prazer ser recebida com tanto carinho e alegria. Com certeza o “Gabi” é um restaurante para desfrutar de um cardápio diferenciado em ocasiões pra lá de especiais. Super!

 

Gabbiano al mare
Av. Vieira Souto – 320
Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Sobreloja do Hotel Sol Ipanema
Reservas: (21) 2521-6464

Nanda Nunes
Anterior
Próximo
Comente Aqui

5 Comentários em “Degustando o Gabbiano al mare!”
  1. Virgínia Gaya   24 maio 2014 // 12h14

    hummm fiquei com água na boca!! pena que moro tão longe!! Mas quem sabe em uma visita ao rio…
    Bjuxx
    http://conceitogaya.blogspot.com/

    • Nanda   24 maio 2014 // 03h19

      Olá Virgínia!

      Tenho certeza que quando vier ao Rio, o Gabbiano vai constar no seu roteio! É imperível!

      Beijos

  2. Brigadeiros e Barcelona   15 jun 2014 // 09h06

    As fotos ficaram lindas, Nanda! Triste de não ter tomado o drinkzinho com vcs! :(

    • Nanda   17 jun 2014 // 04h04

      Na próxima vamos brindar muuuuito!!! =)

      Beijos

Voltar para a home