Beleza, Gastronomia, Hi-tec, Lifestyle, Moda, Viagens  //  22.04.2014

5 dicas para uma compra consciente!

Desde que escrevi o post sobre a abertura da Forever 21 no Rio de Janeiro, algo ali mexeu comigo. Infelizmente, ver as pessoas se descontrolando em lojas e comprando como se não houvesse amanhã tem se tornado cena comum por aí… Quem se lembra de pessoas se estapeando nos lançamentos especiais da C&A? Ou então do pessoal roubando tudo que podia do cenário do desfile da Chanel? Será que isso um fenômeno global? Algo do tipo “walking death” do consumismo? Pensando nisso, bolei 5 dicas que não são infalíveis, mas que podem te ajudar na hora de fazer um compra mais consciente e menos zumbi.

[1] O fator “Relevância”

Claro que a gente trabalha para comprar coisas que gostamos e não apenas que precisamos. Mas não custa avaliar a relevância daquela compra no universo de coisas que já temos. É algo totalmente inusitado? É algo que irá usar com frenquência? Às vezes, aquele brinco da moda será usado muito mais do que qualquer blusa social branca que já tem de monte no armário. Ou vice-versa.

[2] Reflita e não aflita

Não se deixe levar pelo preço baixo, nem pelo super desconto. Isso ficou claro quando escrevi o post da F21, pois graças a fila quilométrica, consegui tempo de sobra para exercer o auto-controle. Claro que excelentes oportunidades vão surgir, por isso confiei mais na sua intuição do que no impulso na hora das compras.

[3] Na mira do sonho

Todo mundo tem algo que deseja muito, aquele sonho a ser conquistado. Pode ser uma it bag, um curso, uma viagem, uma casa própria, um carro. Mantenha o foco, sem deixar que pequenas “comprinhas” estraguem o seu tão desejado “comprão”.

[4] Faça o Sherlock

Investigue a sua compra. Pesquise. Dê mais uma caminhada. Negocie. Valorize seu dinheiro. Para compras online eu adoro comparar valores em diferentes sites e usar o CupoNation para ganhar uma série de descontos extra. Use as ferramentas a seu favor.

[5] O céu não é o limite

Por último e mais importante: Estabeleça um limite de valor para as compras! Não adianta usar o cartão de crédito com Xmil de limite se você ganha menos. Planilha é legal para estipular o quanto podemos gastar e traçar objetivos que podem ser imediatos ou de longo prazo.

Esses são os critérios essenciais que uso no dia a dia para equilibrar as compras, me ajudando a investir meu dinheiro nas coisas que considero realmente importantes e tbém naqueles adoráveis supérfluos quando tem uma sobrinha. São tbém frutos da experiência de quem já fez a Becky Bloom descontrolada, com direito a nome negativado e tudo. Por isso, lembre-se que de nada adianta ter um monte de coisas que não significam nada, fazendo valer a máxima “quantidade não é qualidade“.

Você tem mais alguma diquinha de compra consciente aí? Divide com a gente nos comentários!

Nanda Nunes
Anterior
Próximo
Comente Aqui

11 Comentários em “5 dicas para uma compra consciente!”
  1. Thábata   24 abr 2014 // 04h52

    Adorei o post! Dicas super úteis =) Beijocas!

    • Nanda   25 abr 2014 // 07h05

      Oi Thabata!

      Que bom que gostou das dicas! Espero que ajude. =)

      Beijos

  2. Kassia   24 abr 2014 // 05h17

    Realmente,as pessoas as vezes compram como se não houvesse amanhã,como se roupa e sapato fosse sustenta-los.Eu adoro comprar mas quando vejo que já tenho o suficiente paro e compro apenas o necessário.E de tempo em tempo tiro o que não estou mais usando faço doações.
    Beijos

    brilhoestilo.blogspot.com.br

    • Nanda   25 abr 2014 // 07h04

      Oi Kassia!

      Eu tbém faço o mesmo, de tempos em tempos reviso o que tenho e separo para doar. Isso renova as energias e eu fico sempre alerta para o que realmente preciso.
      Obrigada por participar!

      Beijos

  3. Kamilla   25 abr 2014 // 05h10

    Super legal, Lo.
    Eu vejo muito isso aki onde moro!! E falo a msm coisa: Nao e pq ta barato, que vc tem q comprar!! hahahahaha…. Ser pao dura, ajuda um pouco! hhhahahahaha
    Bjao!!

    • Nanda   25 abr 2014 // 05h53

      Oi Milla!!!
      Nossa, e olha q vc deve vivar na tentação desses preços super competitivos né?
      Mas vamos resistir bravamente!!! kkkk #teampãodura
      Beijos

  4. Julia   25 abr 2014 // 08h40

    a-mei seu post Nanda, vou compartilhar com as minhas leitoras!

    beijocas
    LUV!

    • Nanda   26 abr 2014 // 04h54

      Oi Julia!!!

      Obrigada, espero que elas adorem tbém!!! =)

      Beijos

  5. Carolina Leone   30 abr 2014 // 06h03

    Adorei o post Nanda, ficou muito bom mesmo! É muito gostoso comprar, mas tem que ter um limite também.. E acho que isso temos que aprender tooodos os dias, sempre avaliando aquilo que vamos comprar..

    Beijos
    :*

    • Nanda   30 abr 2014 // 11h16

      Verdade Carol!
      É um exercício diário. ;)

      Beijos

Voltar para a home