Lifestyle, Viagens  //  25.01.2017

Parque das Mangabeiras em BH!

Outro lugar que eu estava ansiosa para conhecer em Belo Horizonte é o Parque das Mangabeiras. Eu tenho um certo fascínio por parques, sempre tento visitar algum quando viajo. Esse contato com a natureza em suas diferentes formas me encanta!

O Parque das Mangabeiras foi naugurado em 1982 e é segunda maior reserva ambiental urbana do Brasil (a primeira é a Floresta da Tijuca aqui no Rio de Janeiro). São mais de 2 milhões de m² que englobam parte da Serra do Curral e áreas com projeto paisagístico de Burle Marx.

Existem duas entradas principais, as Portarias Norte e Sul. Entramos pela Portaria Sul que já dá de cara com a famosa Praça das Águas, um dos cartões postais de BH.

Da Praça das Águas partem as três principais trilhas: Roteiro da Mata, Roteiro das Águas e Roteiro do Sol.

Escolhemos o Roteiro da Mata que passa pelo Mirante da Mata a 1100 metros de altitude. Desse ponto vimos a Serra do Curral, os bairros das Mangabeiras e Serra, e a cidade de Belo Horizonte no meio das montanhas. É uma vista panorâmica realmente belíssima – e a foto que abre esse post!

A trilha é sinalizada, inclusive por uma pavimentação de pedras no meio da mata que vou te contar, bem ruinzinha de andar, ainda bem que eu estava de tênis. Aqui fica a dica para ir de sapatos confortáveis. Vi pessoas com sapatos totalmente despreparados, inclusive salto alto, imagina o sofrimento! Até chegar ao mirante é uma bela caminhada, vale levar água e lanche para repor as energias no caminho.

Confesso que acordei super tarde nesse dia e não tivemos muito tempo para explorar o parque antes do voo. Fiquei com vontade de fazer o Roteiro das Águas que passa por riachos, cascatinhas, fontes e laguinhos. Numa próxima vez com certeza!

E você, já visitou o Parque das Mangabeiras? Curte esse tipo de passeio pela natureza?

PARQUE DAS MANGABEIRAS
Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Portaria Sul
Mangabeiras – Belo Horizonte – Minas Gerais

Nanda Nunes
Anterior
Próximo
Comente Aqui

0 Comentários em “Parque das Mangabeiras em BH!”
Voltar para a home